OSCAR 2010...HOLLYWOOD X BÍBLIA

Com a aproximação da entrega anual dos prémios Oscar de cinema, a mídia vai nos enchendo cada vez mais de noticias sobre os filmes, os atores, as atrizes, os realizadores e suas vidas. Se porventura não vimos os respectivos filmes que concorrem aos prémios nos sentimos meio deslocados, ou mesmo fora do mundo. Você ainda não viu o filme tal?... Imagine que falta de atualidade!

Essa questão não é tão lúdica como poderia parecer a principio. Essa industria é chamada de entretenimento mas a muito que deixou de ser algo que ocupava apenas os tempos livres. O cinema e a TV moldaram as novas gerações e ditam as regras para a vida moderna alterando tradições e modificando a cultura. Hollywood emite opiniões sobre todos os assuntos da vida desde o que comer, o que vestir a como ver a vida, com quem se relacionar e como. O cinema e a TV se auto proclamaram detentores da verdade. "Se está na tela então deve ser verdade!" E nesse intervalo nossa sociedade se degenerou e perdeu conceitos como honra, dignidade e valor.

Para o Cristão nada deve escapar ao crivo da Palavra Sagrada que cremos ter sido enviada por Deus. Cremos que a Biblia foi inspirada por Deus a homens escolhidos e que desse modo temos acesso à revelação da vontade do Senhor para a nossa vida e para a vida na terra de um modo geral. Devemos por isso confrontar tudo com a palavra e verificar a validade daquilo que se diz e ensina. Vejamos então o que diz Hollywood em comparação com o que diz a Biblia:

1) CREIA EM SI MESMO!
Filmes e desenhos animados bombardeiam as mentes a todo momento com  essa mensagem simples e  inocente, mas  perigosa de que o homem deve ser auto suficiente: "Creia em você mesmo", "escute seu coração" , "Olhe para dentro de si e encontrará o que precisa". O refrão se repete tanto que passou para músicas populares, dizeres em camisetas e publicidade. A mensagem é antiga. A serpente já a usou no jardim há muito tempo procurando dizer ao homem que não precisa de Deus, que se basta sozinho, que só precisa de ter um pouco mais de auto confiança e tudo dará certo. "Seja forte, creia em seu potencial, siga seu coração e tudo vai dar certo". Será? A geração que cresceu ouvindo isso e pondo isso em prática nos levou onde estamos hoje, num mundo cada vez mais egoista e sem sentido.

Em contrapartida a Bíblia diz "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa" Atos 16:31. Em vez de olhar para dentro o salmista dizia que "elevo os meus olhos para os montes... o meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra" Salmo 121: 1 e 2. Cuidado com o coração porque " enganoso é o coração mais que todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9. "O que confia no seu próprio coração é insensato" Provérbios 28:26, porque " o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor" Provérbios 16:1. Por isso a palavra instrui a buscar a Deus. "Faze-me Senhor conhecer teus caminhos, ensina-me tuas verdades. Guia-me na tua verdade e ensina-me..." Salmo 25:5. E isso acontece por meio do conhecimento da própria Palavra porque "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho" Salmo 119:105.

Avaliamos o valor de um caminho pelo destino a que nos leva. O caminho proposto por hollywood tem levado a uma geração deprimida, sem verdadeira auto estima, sem razão de viver, viciada em todo tipo de prazer e sem direção. A Palavra de Deus por outro lado, continua sendo fonte de segurança e direção para milhões porque é em Jesus que temos salvação e na Bíblia que temos edificação.

2) O SEXO É O PRINCIPAL ALVO DA VIDA!

Segundo Hollywood o sexo é a principal razão para a vida humana. Os personagens dos filmes vivem para o sexo. Ele é visto como elixir da eterna juventude e é sempre bom desde que os dois participantes consintam. O sexo fora do casamento é apresentado como perfeitamente normal e na maioria dos casos mais satisfatório que o que existe dentro do casamento. Nesse sentido a fornicação e o adultério são perfeitamente normais. A condizer com essa mensagem muitos dos atores e atrizes vivem licensiosamente trocando de parceiro com frequência o que é visto como saudável e exótico, leia-se desejável.

A visão bíblica é radicalmente oposta. Segundo a palavra Deus criou o homem e a mulher bem como o sexo para dentro do casamento, por isso "deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher e serão ambos uma só carne" Genesis 2:24. Na Igreja primitiva o casamento e o sexo no casamento eram valorizados tanto que " digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula pois Deus julgará os impuros e adulteros" Hebreus 13:4. Logo o homem é instado a não adulterar nos 10 mandamentos ("Não Adulterarás" Êxodo 20:14).  Paulo lembra que " qualquer outro pecado que uma pessoa cometa é fora do corpo mas aquele que pratica a prostituição peca contra o próprio corpo" I Corintios 6:18. E o apóstolo escreveu isso a uma igreja que ficava numa das cidades mais licensiosas da história humana.

A Bíblia incentiva a que o homem seja fiel e goze a vida dentro da fidelidade. "Alegra-te na mulher da tua mocidade... saciem-te os seus seios em todo tempo e embriaga-te sempre com as suas caricias" Provérbios 5:18 e 19. Os próprios estudos realizados entre a população revelaram que as pessoas mais realizadas no campo sexual não são os solteiros que vivem em aventuras sexuais, mas os bem casados. Num estudo realizado com milhares de casais os niveis mais altos de satisfação foram encontrados em mulheres casadas que eram religiosas. Isso não deveria surpreender porque, na verdade, a relação fisica é muito mais completa quando existe ligação real na alma e no espirito.  A Bíblia rebate Hollywood e sai ganhando sempre!

3)DIVÓRCIO É NORMAL E MESMO DESEJÁVEL!
Um dos maiores responsáveis pela destruição dos casamentos e das familias tem sido a midia. O cinema e a TV mostram uma fantasia corrupta a respeito do divórcio. Apresentam o casamento como o fim do divertimento e a vida conjugal como uma prisão. Milhões tem sido levados ao divórcio por verem nas telas os seus personagens favoritos fazendo isso e se dando muito bem. Os seriados gostam de mostrar mulheres casadas como escravas domésticas sem prazer e sem alegria. Que grande mentira do inimigo do homem que Hollywood continua pintando com cores maravilhosas.

A verdade prática está, no entanto, com a palavra de Deus que diz "o que Deus ajuntou não o separe o homem" Mateus 19:6 porque " o Senhor odeia o divórcio" Malaquias 2:16. Com isso não estamos sendo legalistas e afirmando que nenhum divórcio tem base para acontecer. Há situações de violência e degradação em que o divórcio pode ser necessário. Mas essa é a exceção que confirma a regra. Na prática a esmagadora maioria dos divórcios surge por causa do que Jesus chamava a "dureza dos corações".

Como médico e como pastor sei os efeitos nocivos de um divórcio na vida do homem e da mulher, para não falar da desgraça que isso representa para os filhos. A mentira de Hollywood é perniciosa e maligna, pois milhões que a aceitaram provaram que, na verdade, não passava de ilusão. A Bíblia é clara e o homem deve aprender a seguir as instruções do Criador. O casamento precisa ser encarado com mais seriedade porque é sagrado. Dentro do casamento o homem e a mulher podem encontrar a relação mais bela e satisfatória da vida. Defendamos esse valor e combatamos o mal.

LER MAIS:

A agenda de hollywood continua moldando muitos de nossos pensamentos, senão pense:
-ROUBAR É GLAMOROSO?
-MENTIR É PROVEITOSO?
-O HOMOSEXUALISMO É SINAL DE MODERNIDADE?
-VENCER É TUDO?  ODEIO OS FALHADOS?

Responda:
Sente-se influenciado pelo que vê nos filmes e séries televisivas?
Conhece alguém viciado em TV? 
Consegue controlar o que vê na telinha? 
Como avalia seus conceitos de vida?

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Joed,

Parabens por colocares em palavras escritas o que muitos de nós tem em palavras faladas que por vezes voam como o vento ...

É uma análise contundente e perspicaz numa sociedade de muita "ilusão" e pouca realidade, à qual muitos de nós nos vamos acomodando.

Um abraço,
Samuel Paulo Santos

Anônimo disse...

Querido mano Joed,
esse tem sido um assunto que sempre me tem preocupado muito, desde que o Senhor nos despertou para o assunto quando Samara tinha 5 anos. Mamãe falava muito sobre isso e por onde tenho estado tenho falado principalmente a pais e crianças sobre o perigo para a vida das crianças o crescer sendo influenciados pela televisão e cinema. Que Deus continue usando tua vida para despertar a muitos.
Um abração
Lilia.

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini